terça-feira, 25 de julho de 2017

Chá de Hibisco não emagrece!

Muitos de forma equivocada acreditam que apenas o chá de hibisco é suficiente para emagrecer 


O utilização do chá de hibisco para o processo de emagrecimento tem sido muito questionado por pessoas que querem emagrecer, perder as gordurinhas localizada, melhorar a estética corporal e saúde. Porém poucos sabem sobre qual é o real papel do hibisco no corpo humano. Para esclarecer isso vamos ver o que a ciência diz a respeito.

O hibisco (Hibiscus sabdariffa L.), pertencente à família Malvaceae é originário da Índia, do Sudão e da Malásia. Este vegetal pode ser utilizado in natura ou industrializado. O mesmo apresenta funções fitoterápicas e culinárias e faz proveito das folhas, sementes, fibras e dos cálices das flores. Ele é atraído pelas indústrias de alimentos e farmacêuticas, pois servem como matéria-prima na elaboração de alimentos e como fonte natural de corantes. 

Além de ser muito utilizado no preparo de chás devido às suas propriedades antioxidantes, o hibisco também possui propriedades medicinais tais como: hepatoprotetor, anti-hipertensivo, antibacteriano, anticolesterol, anticâncer, afrodisíaco, adstringente, digestivo, diurético e estomacal.As principais substâncias antioxidantes do hibisco são: polifenóis (agentes redutores que tem a capacidade de proteção contra doenças); flavonoides (substâncias responsáveis pela coloração de frutas e manutenção do organismo, ajudando a mantê-lo saudável); antocianinas (apresentam propriedades às quais são associadas sua ingestão a hábitos saudáveis de alimentação e constituem o grupo de pigmentos responsáveis por grande parte das cores em flores, frutas, folhas, caules e raízes de plantas); e vitamina C (protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças relacionadas à visão e até ao envelhecimento da pele).

O hibisco é  um bom aliado na promoção de saúde devido as suas características nutricionais e pode ser utilizado como complemento do processo de emagrecimento, assim como outros alimentos que aumentam a saciedade ou que tenha características termogênicas, no entanto, não podemos nos enganar acreditando que o hibisco é um alimento milagroso que emagrece, o que irá garantir a perda de peso com saúde é o resultado de um conjunto de variáveis, isto é, da combinação de vários fatores como uma alimentação equilibrada associada às práticas de atividade física adequada.

Personal Trainer Gilmar Borges

REFERÊNCIAS:
·                 SOBOTA, Jociane de Fátima; PINHO, Marcela G.; OLIVEIRA, Vinícius B. Perfil físico-químico e atividade antioxidante do cálice da espécie Hibiscus sabdariffa L. a partir do extrato aquoso e alcoólico obtidos por infusão e decocto. Revista Fitos, Rio de Janeiro, Vol. 10(1), 1-93, Jan-Mar 2016.
·                 UYEDA, Mari. HIBISCO E O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Saúde em Foco, Edição nº: 07/Ano: 2015.
·                 RAMOS, Diovany; et al. Atividade antioxidante de Hibiscus sabdariffa L. em função do espaçamento entre plantas e da adubação orgânica. Ciência Rural, Santa Maria, v.41, n.8, p.1331-1336, ago, 2011.
·                 ROSA, Elisângela. Características nutricionais e fitoquímicas em diferentes preparações e apresentações de Hibiscus sabdariffa L. (hibisco, vinagreira, rosela, quiabo-de-angola, caruru-da-guiné) – Malvaceae. Porto Alegre; nov. 2013.
·                 Naturell Indústria e Comércio Ltda. Literatura de hibisco. Diadema – SP; 2015.

·                 FREITAS, Nélio. et al.  AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA E DETERMINAÇÃO DE MINERAIS em amostras de Hibiscus sabdariffa L. (vinagreira). Cad. Pesq., São Luís, v. 20, n. 3, set. /dez. 2013.

Gostou? Clique aqui e Curta a minha página do facebook e fique por dentro de todas novidades do blog!

Veja Também:



Os melhores métodos e dicas sobre emagrecimento, saúde, exercícios e qualidade de vida!
Atendimento nos bairros de Santana, Tatuapé e Anália Franco na cidade de São Paulo.

#gilmarborgespersonal
Share:

0 comentários:

Postar um comentário