segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pressão Arterial alta e seus riscos.

Se você está entre os 30% dos brasileiros com pressão alta (hipertensão), tome nota: Não é algo que você pode se dar ao luxo de ignorar!

A pressão alta geralmente não tem sintomas. Visto que os sintomas podem ser fortes motivadores, pode ser difícil fazer mudanças de estilo de vida ou ver a necessidade de tratamento quando você se sente bem. Mas aqui está o porquê você precisa seguir as orientações médicas. A pressão arterial elevada é um "assassino silencioso" - e não tratá-la pode trazer graves consequências para a saúde.

O que a pressão arterial elevada faz com o seu corpo

A pressão arterial é a força com que o sangue corre por suas artérias. Se a pressão for muito alta, pode danificar os vasos sanguíneos e órgãos de seu corpo. Quanto maior a sua pressão arterial, e quanto mais tempo ela permanece sem tratamento, maior será o risco de graves problemas de saúde, incluindo:

  • Insuficiência cardíaca. A pressão alta aumenta a demanda sobre o coração. Com o tempo, o coração cresce para compensar o trabalho extra e, eventualmente, se enfraquece. A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração enfraquecido não consegue bombear sangue suficiente para atender as necessidades da pressão arterial. A pressão alta é o maior preditor de insuficiência cardíaca. Um estudo descobriu que 90% das pessoas com insuficiência cardíaca tinham pressão arterial elevada.
  • Ataque cardíaco. A pressão arterial elevada pode danificar as artérias que levam sangue e oxigênio para o músculo cardíaco. Se esses vasos se estreitarem e forem danificados, um coágulo de sangue pode se formar e levar a um ataque cardíaco.
  • AVC. O maior fator de risco de derrame é a hipertensão arterial. A pressão arterial elevada pode danificar as artérias que fornecem sangue ao cérebro. Um coágulo pode se formar e bloquear a artéria. Isto pode impedir o fluxo de sangue para o cérebro, causando um acidente vascular cerebral. A pressão alta também pode causar o rompimento das artérias no cérebro. Isto resulta em outro tipo de AVC, chamado de AVC hemorrágico.
  • Danos aos rins. A pressão alta pode danificar as artérias que suprem os rins. Isto leva à lesão renal e insuficiência renal. Isto é especialmente perigoso porque o dano nos rins pode elevar ainda mais a pressão arterial.
  • Alterações visuais. A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos que alimentam os olhos. Os vasos sanguíneos podem estourar ou sangrar, causando visão embaçada e cegueira.
    Como reduzir o risco
  • Quer Saber quais os melhores exercícios para pessoas hipertensas?
    Fale comigo!
FONTES:
 
- VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão – Arquivos Brasileiros de cardiologia 2010; 95(1 supl.1): 1-51.
- National Heart Lung and Blood Institute. National High Blood Pressure Education Program. The seventh report on the Joint National Committee on prevention, detection, evaluation, and treatment of high blood pressure.
- National Heart Lung and Blood Institute. Effect of high blood pressure on your body.
- Mercado JM, Hilsabeck R. Untreated hypertension can lead to memory loss by cutting down on blood flow to the brain. Neurology. 2005;64(8):E28-E29.
- U.S. Department of Agriculture. Dietary guidelines for Americans 2010.

Os melhores métodos e dicas sobre emagrecimento, saúde, exercícios e qualidade de vida!


#PersonalSantana
Share:

0 comentários:

Postar um comentário